quarta-feira, maio 15, 2013

SLB - Chelsea FC: sorte, azar?

Não, não é só azar, ou pelo menos não o é fundamentalmente. A equipa perde dois títulos nos descontos porque não sabe controlar os ritmos e tempos de jogo e está física e mentalmente de rastos. No Porto, quando tinha o título na mão, o SLB não soube guardar a bola e "arrefecer" o jogo, permitindo o FCP chegasse junto da sua área, a dois minutos do fim, em igualdade ou superioridade numérica. Hoje, apesar da boa exibição e para além da substituição sem sentido de Melgarejo, o que deixaria a equipa desequilibrada para um prolongamento que esteve quase, um SLB em autêntica surménage mostrou mais uma vez dificuldade em controlar o jogo e falta de cabeça fria nos minutos finais, enquanto o Chelsea, com uma exibição apenas razoável, mostrou maior experiência, eficácia, consistência e maturidade. E esperou os seus momentos. Para além disso, joga num campeonato menos desequilibrado, onde não se pode falhar tanto em frente da baliza como no campeonato português: apesar da boa exibição - repito - o SLB apenas consegue marcar um golo com origem num "penalty" casual. Claro que os de Fulham Broadway tiveram a sorte pelo seu lado (mas atenção: se o árbitro tivesse marcado um "penalty" a Luisão não seria nenhum escândalo), mas quem não quiser ir pelos caminhos do "além", da sorte ou do azar, tem de ir mais fundo na procura das causas de duas derrotas muito duras. E por favor esqueçam as vitórias morais.

Nota adicional pelas 24h: Não gosto de ver esta discussão pública entre LFV e JJ sobre o continuidade deste no clube, nem a reacção emotiva de JJ na conferência de imprensa. Quer se queira quer não, estas são algumas das razões porque a equipa acaba por falhar tanto nos momentos decisivos.

5 comentários:

Rui disse...

Caro:

Totalmente de acordo. Se fossemos jogar o prolongamento, não tínhamos pernas e o Chelsea 3 substituições para fazer...

Veja só o meu azar: no sábado vi o jogo no Porto em casa de andrades... Hoje em Londres no meio de blues... É preciso muito estômago!

Abraço

JC disse...

Bom, hoje infelizmente não pude ir. E é pior ver c/ os "andrades", certamente, embora nunca tenha entrado nas Antas ou neste actual estádio. Mas já vi jogos em Stamford Bridge e os adeptos do Chelsea são mansinhos.

Anónimo disse...

Apesar da derrota, ficou em campo a imagem de um Benfica que se bateu muito bem, tendo demonstrado qualidade suficiente para bater o campeão europeu, aliás, em muitos momentos do jogo o Benfica parecia ser ele o campeão europeu a jogar em casa ,em que até Gaitán foi colocado a lateral, ficando inequivocamente demonstrado que os londrinos não são papões de outro campeonato fora do alcance do Benfica ou outra qualquer mediana equipa, imagem positiva que ficou na retina dos cerca de sessenta milhões de desportista que assistiram pela tv, testemunhada pelos comentários insuspeitos de Platini e Cruijff.

Valha-nos isso.

Comprometido que ficara o campeonato com o empate frente ao Estoril, fosse esta final preparada com toda a atenção que merecia, concedendo-se toda a prioridade a este jogo em detrimento do Dragão que iria apenas servir como um desnecessário desgaste da véspera, qual tauromática sorte de varas para o Arena, e o desfecho poderia ser bem diferente, a coberto de lances intempestivos ou erros de marcação já em tempo de descontos.

Na verdade, as lesões e as cãibras vieram ao de cima e o ímpeto do ritmo demonstrado na primeira parte não voltou a repetir-se na segunda, tendo o SLB esgotado todas as substituições ao invés dos londrinos que se preparavam para disputar o eventual prolongamento e penalties ainda sem terem queimado uma só.

Quanto a JJ, talvez esta visibilidade numa final europeia lhe tenha proporcionado um “insight” definitivo e suficiente para não mais voltar desprezar o interesse de eliminatórias europeias face a superveniência de jogos com a Naval, Paços,ou até FCP, caso único no mundo do futebol. Se tal “insight” se produziu, o treinador pode agora estar mais preparado que nunca para conduzir o Benfica. Caso contrário, venha outro pegar na equipa e tentar a sua oportunidade.

Quanto a próximas finais europeias do SLB só posso dizer “Bye-Bye”. Não será no tempo que me resta de vida ou em próximas reencarnações já que a equipa não pode deixar de vender os alguns dos seus mais cobiçados jogadores como Garay, Matic, Gáitan e Salvio, outros, como Aimar, Luisão e Cardozo encontram-se já no final do período útil. Além disto, cada vez maior será o fosso que separa os grandes clubes sustentados por nababos milionários e restantes grandes clubes ingleses e espanhóis de equipas comoa do o SLB É o fim de um ciclo.

Sorry! A maldição Béla, tudo menos bela, vai durar eternidades.
Não há Béla sem senão, mesmo nos descontos

JR

filhote disse...

Subscrevo o post.

E embora eu também ache que o Benfica não teve azar - pelo contrário, o Chelsea meteu uma bola na trave -, acredito nas boas e más energias, nas forças ocultas, enfim, nesses tais "caminhos do além". Não é por acaso que o FCP trabalha há muitos anos com especialistas na matéria...

JC disse...

Hum... Não partilho dessa tua opinião sobre os "caminhos do além", Filhote. Isso deve ser influência aí desse lado do Atlântico.
Abraço