sábado, agosto 11, 2012

Estupidez à solta em Düsseldorf

Independentemente das eventuais consequências disciplinares que a atitude de Luisão possa trazer para si próprio e, por acréscimo, para o clube; independentemente do exagero da atitude do árbitro do jogo, o que se passou hoje em Düsseldorf, incluindo a expulsão da Javi Garcia por reincidência em faltas duras ainda a cerca de 10' do intervalo, evidencia uma vez mais a falta de controle emocional da equipa, já demonstrada em ocasiões anteriores e para a qual tenho por várias vezes chamado a atenção neste blog". Independentemente de tudo isso (veremos o que vai acontecer e torço para que nada de grave daí advenha), perdeu-se um jogo de preparação essencial e uma parte da estabilidade e concentração necessárias para o início da época. Também para a autoridade de Luisão perante os árbitros - que, convém lembrar, é o capitão da equipa. Uma estupidez sem nexo e um autêntico tiro no pé que os nossos adversários não deixarão de saber aproveitar.

Nota às 16.25h: Se não houver Witsel, Jorge Jesus quer mesmo jogar assim, num 4x1x4x1 apenas com Javi com capacidade defensiva no meio-campo e dois laterais ofensivos como Maxi e Melgarejo? Será que não aprendeu nada com o que lhe aconteceu - e à equipa - há duas épocas? Confesso que começo a perder alguma paciência...

12 comentários:

Rato disse...

Pela descontração patenteada pelos jogadores do Benfica, não me parece que tenha havido qualquer "descontrole emocional" da equipa. Julgo é que algo de caricato se passou (ainda não temos tal informação), o que levou àqueles semblantes risonhos e descontraídos.
Nunca vi tal coisa acontecer a um árbitro. Ou será que teve um princípio de ataque cardíaco só pela presença do Luisão?

JC disse...

Estou em total desacordo contigo, Rato. Não é normal num jogo de preparação, de pré-época, um jogador ser punido com 2 cartões amarelos a 10' do intervalo, e qualquer deles s/ grandes motivos para reparo. Aliás, acho isso só acontece pq JJ joga c/ a equipa desequilibrada, só c/ Javi no 1/2 campo e este vê-se à rasca para dar conta do recado. Ainda menos normal é o capitão de equipa dar um "peitaço" no árbitro por causa disso. Claro que a atitude do árbitro tb não é normal, é super-exagerada, mas devemos sempre olhar em primeiro lugar para as nossas atitudes, que são as que podemos controlar. Ainda se o descontrole emocional pudesse ser considerado ocasional... Mas, como sabes,não é de agora.
Abraço

Vic disse...

Palpita-me que o Benfica vai ter dissabores assinaláveis por causa do episódio.
Mas o Javi confirmou a opinião que tenho dele: tem tanto de bom jogador, como de descontrolado. Só que ao menos podia ter o discernimento de distinguir entre a atitude a ter num jogo de preparação, e num a sério (há quem diga que aquilo é que é profissionalismo, que joga sempre "a sério". enfim..) E ao Luisão devia-se exigir outra postura. Nas claro, eles pensam que estão em Portugal onde tudo lhe é permitido.
Mas quanto a mim, isso é o menos. Bem pior é a postura dos dirigentes - o Carraça devia era estar calado, em vez de estar a defender o indefensável, mas lá está, também devia pensar que estava em Portugal onde não se pode "tocar" nos grandes. Claro que não acredito - é verdade que as imagens não são bem elucidartivas - que não se tenha passado algo grave. Qual o interesse do Fortuna em fazer este alarido devido a um incidente num particular, se realmente não se tivesse passado algo muito grave.
Claro que o Pinto da Costa já aproveitou para dar a sua bicada. E certamente, a UEFA não vai ficar de braços cruzados depois de aquelas imagens terem percorrido mundo.

Abraço

Anónimo disse...

Pelas imagens da TV, não consigo visualizar nada de grave. Inicialmente até pensei que o arbitro germânico tivesse tido alguma morte súbita. Aquilo deve ter sido a Dona Merkéle que lhe fez chegar aos ouvidos que os portugueses podem entrar em incumprimento. Germanices. Ao que consta o árbitro já recebeu uma mensagem do Relvas: Só caíste mas por equivalência podes dizer que foste violado.

O resto é especulação do diz que disse e que viu o que não viu.

Mas estamos de acordo...há estupidez à solta...qualquer que seja o quadrante clubistico. Pois se até temos treinadores de futebol, cuja vocação é o boxe (de balneário) e usam os punhos para socar seleccionadores...
Um defesa central da selecção tuga que pontapeia um colega de profissão (lembram-se ? joga no Real Madrid) e que face à gravidade da situação nada lhe aconteceu de significativo, para além de uns joguitos de descanso.

Valha-nos uma valente gargalhada... que em tempo de silly season...este episódio nada mais merece.

Cumprimentos

JC disse...

1. Javi não é descontrolado. Jogo duro, no limite, por vezes um pouco para além do limite, mas nada tem de descontrolado. Precisa que o treinador o ajude a limar essa aresta. O problema é colectivo, de uma equipa que quando as coisas não correm bem (e ontem, apesar de um jogo particular, não estavam a correr) tem dificuldade em gerir as emoções, e isso, quanto a mim, é uma questão de liderança. Quanto a vir a ter "dissabores", isso será algi que você, caro Vic, como "lagarto", gostaria, mas eu, "lampião", espero não venha a acontecer. Veremos.
2.Os dirigentes do meu clube fizeram o que deviam: tentar defender o clube e o jogador de eventuais consequências. Apoio-os, embora discordando e criticando a atitude de Luisão. Eu faria exactamente o mesmo e os dirigentes de qualquer outro clube fariam igual em idênticas circunstâncias. Se depois, internamente, quiseram tomar alguma atitude em relação ao jogador isso terá de assumir obrigatoriamente carácter privado.
3. As imagens são tudo menos elucidativas: Luisão choca c/ o árbitro. ponto. Por acaso, pq lhe dá um "peitaço", pq cresce para ele? Por mim, inclino-me para esta última hipótese (cresce para ele existindo contacto físico), msa a "cena" do árbitro tb é digna de circo. Não o pode nem deve fazer, mas daí até já ter ouvido falar em agressão e blá, blá, blá..
3. A UEFA só poderá actuar em determinadas circunstâncias legais, e não apenas em função das imagens. Por isso, não tenha assim tantas esperanças. Por mim, a nível externo ao SLB, espero tudo fique por aqui.
Abraço

JC disse...

Caro anónimo: A atitude do capitão do meu clube é grave. E considero-a grave não por se tratar de uma agressão,como por aí já dizem os n/ adversários, o que até me dá vontade de rir, mas pelo que revela de uma equipa emocionalmente instável, o que já nos fez perder mtºs pontos em campeonatos anteriores. E pelo potencial de desconcentração que contém, num momento em que a equipa deveria focar-se no jogo c/ o SC Braga. Já agora, Pepe esteve impedido de jogar 10 ou 12 jogos, o que me parece bem gravoso e adequado ao seu condenável acto.
Cumprimentos

Vic disse...

Meu caro JC

Conhece-me mal. Não tenho satisfação nenhuma em ver o Benfica a ser castigado externamente (duvido que tal tenha repercussões a nivel interno), nem sequer vejo, como sportinguista, o que o meu clube terá a ganhar com isso, pelo contrário, é muito provável que os outros clubes poretugueses "comam" por arrasto.
E o facto de não se ver, dá para os dois lados: dá para o meu amigo dizer que a acção do árbitro dá vontade de rir, mas também dá para o árbitro dizer que o Luisão o agrediu, embora nas imagens não se veja. Por elas, ninguém pode garantir uma das coisas ou o seu contrário.
A UEFA pode actuar segundo o relatório do árbitro. E se a denúncia do Fortuna corroborar o que ele escrever, o SLB pode sim estar metido numa alhada. É que na UEFA não há Ricardos Costa, meu caro. E olhe que as penas previstas não são nada leves.
Quanto aos comentários do anónimo, já vi que deve ser daqueles que pensa que quem rouba uma vez, vai ser ladrão toda a vida. A regeneração é só uma palavra. Dá exemplos muito conhecidos, mas olvida os ocorridos, envolvendo jogadores do seu clube. É o que temos. Se calhar, também não se lembra do jogador do FCP que foi parar ao hospital em estado de coma, ou do adepto do SCP que morreu com um very light espetado no peito. Enfim...

Abraço

JC disse...

Segundo li nos jornais (e isso vale o que vale - sabe a minha opinião s/ a imprensa desportiva)pode até nem existir relatório do árbitro: era um jogo particular, não existia 4º árbitro, nem ficha do jogo, etc. Acho que agora o SLB se vai mexer junto do Fortuna para minimizar os estragos. Veremos o que acontece.
Já agora, vamos lá a não misturar coisas: os casos do very-light e do tal adepto do FCP são casos de polícia que nada têm a ver c/ o jogo.

Anónimo disse...

Apenas mais umas considerações em forma de conclusão. Claro que não aprovo a "atitude" de Luisão, mas daí a dar-lhe a enfase que definitivamente não merece vai um passo de gigante. O descontrolo emocional, a existir, e sem procurar uma justificação demasiado complexa assenta, quanto a mim, no facto de ter(mos) um treinador, que para além de outros aspectos menos positivos, não transmite (não sabe(?) transmitir) tranquilidade à equipa... que saudades do Sven Goran.
Quanto ao castigo do tal jogador agressor, do Real Madrid, 12 jogos (2 meses e pouco...de férias) é pouco para o acto que praticou, e documentado sem dúvidas pelas imagens...um castigo não inferior a 2 anos (que é o que já li, algures, como moldura possivel de aplicar no que se refere a este "caso" Luisão) ou até irradiação pareceria-me muito mais adequado.

Quanto às conclusões de Vic, pecam por falta de argumentos válidos...que confusão vai na sua (vic) cabeça. Não entendo o de que uma vez ladrão...sempre ladrão, mas adiante.
Não confunda os actos praticados por claques (sejam elas verdes, azuis, vermelhas ou de outra côr), reprovaveis sempre (como o lamentavel, triste e infeliz caso do vey light). Essas são situações que devem ser resolvidas no âmbito policial e criminal.

Não acredito que aprove a atitude de um bando de barbaros (por acaso adeptos do seu clube) que pegou fogo às bancadas do estádio do glorioso há alguns meses atrás. Mas é o que temos. Enfim.

Cumprimentos a ambos

Vic disse...

Caro anónimo

A questão do uma vez ladrão sempre ladrão, referia-se naturalmente à abordagem que faz ao referir-se ao caso Sá Pinto, que se passou há mais de 12 anos. Note bem: mais de doze anos, e ainda o traz à colação.
É evidente que não confundo o que fazem os adeptos, com o que fazem os jogadores ou responsáveis. Mas aí, acho que ninguém pode atirar pedras. Há exemplos lamentáveis em todos. Só que este, é o mais actual e o que está de momento em cima da mesa.
Numa coisa esrou de acordo consigo: o caso do Pepe foi julgado de forma benevolente, embora eu não extremasse posições e fosse para uma suspensão tão grande e muito menos uma irradiação. Agora, o que acho mais importante e que não se fez, (pelo menos que eu saiba) é uma avaliação psicológica ao jogador para se apurar o que determinou aquela atitude, que me pareceu de alguém a quem por uns momentos, tudo o que de seu íntimo mais irracional, de si tomou conta

Cumprimentos

JC disse...

"O descontrolo emocional, a existir, e sem procurar uma justificação demasiado complexa assenta, quanto a mim, no facto de ter(mos) um treinador, que para além de outros aspectos menos positivos, não transmite (não sabe(?) transmitir) tranquilidade à equipa..." - mtº bem, caro anónimo. Partilho a 100% desta sua opinião.

Vic disse...

Eu até acho mais: o JJ por vezes, longe de acalmar a equipa, antes a excita mais, Por vezes, parece-me ser mesmo ele o mais exaltado de todos. Mas a verdade é que o JJ sempre foi assim.